Pular para o conteúdo principal

Como vejo a filosofia no meu tempo

A filosofia que me é ensinada é uma filosofia comprometida com os textos e com seus respectivos autores. Aprendo a analisar argumentos - identificá-los e reconstruí-los - e, de certo modo, reaprendo a ler e a escrever para melhor cumprir esse ofício.
Não preciso ter um conhecimento muito extenso de história da filosofia para perceber que essa atividade está muito aquém do que significa filosofar, mas, no instante em que tenho essa percepção, vem-me também a pergunta: o que é a filosofia, para que de sua definição eu extraia os critérios para acusar o que aprendo como não sendo filosofia?
Não tenho resposta consistente para essa pergunta, quem dirá correta. Penso que essa minha indisposição ou, melhor, inabilidade em dar resposta a essa pergunta, tão fundamental a um estudante de filosofia, é o preço que a minha geração paga por uma dívida contraída em algum momento, por algum pensador. Não arrisco apontar o autor da dívida, mas é inegável que ela tenha sido contraída. Que dívida seria essa? Sentir culpa por pensar.
Penso que isso é apenas um sintoma, cuja causa é uma exagerada associação entre o exercício filosófico e o conhecimento da história da filosofia. Toda ideia, conceito, noção, termo, e outros sinônimos a essas coisas, está de tal modo presa aos seus autores que, se desejássemos discutir o amor, não poderíamos fazê-lo começando por uma definição nossa. Não, absolutamente não. Necessariamente, precisaríamos discutir essa noção pela boca de Platão, de Aristóteles, de Agostinho, de Pascal, de Nietzshe, ou de qualquer outro filósofo, tendo ainda o cuidado de diferenciar "amor segundo Platão", "amor segundo Agostinho", "em Aristóteles, o termo é filo, diferente de Agostinho, cujo termo é caritas".
Essas distinções e cuidados são, de fato, relevantes, pois quem se aventuraria em dizer que Aristóteles e Galileu pensaram uma mesma coisa pelo termo movimento? Mas, como já escrevi em "Filosofia precisa de sua história?", penso que essas especificações que o estudo da história da filosofia permite são facilitadoras (e acrescentaria enriquecedoras) do exercício filosófico, mas não são, absolutamente, condições de acontecimento desse exercício. Caso fossem, penso que teríamos que arcar com as seguintes consequências: que toda ideia é propriedade de quem a pensou e que toda ideia só pode ser compreendida se estiver associada ao seu pensador e proprietário.
Quanto à segunda consequência, no fundo, penso que estaríamos dizendo que o autor e suas qualidades físicas, psicológicas, culturais e intelectuais são condições determinantes de suas ideias, e que as ideias, por sua vez, não podem ser entendidas senão pela consideração dessas condições. À princípio, nada de estranho. Mas, não sei se fui claro o bastante. O que pretendo dizer é que: as ideias passam a ser acontecimentos únicos e personalizados. Se quisermos saber o que é o amor, não discutiremos o amor com base numa vivência compartilhada pelos homens, mas o saber que teremos do amor será baseado no que cada "grande filósofo" disse e pensou sobre o amor. O amor não é uma parte da vivência humana, ele é o "amor segundo Platão", "segundo Aristóteles" e, assim, nessa sequência de personagens moribundos ou já falecidos.
Diferente disso, o caso de Tomás de Aquino oferece, para estudantes como eu, algum alento e esperança. No tempo dele, a filosofia ainda operava com alguma pretensão de alcançar a verdade e, assim, de erigir um saber ao alcance de qualquer pessoa que se pusesse a estudar e a pensar. A verdade, cabe dizer, tinha dono: Deus; mas, ao menos, em troca de concessão tão honrosa, as pessoas podiam todas pensar com base em suas vivências e terem suas conclusões consideradas relevantes para o debate filosófico. As vivências eram partilháveis e tinham algum estatuto de validade - ao que me parece, um estatuto bem melhor do que aquele de que gozam, hoje.
Hoje, eu e alguns colegas sentimos culpa de pensar. Afinal, quem sou eu comparado a Descartes, Aristóteles ou Hume? Kant, então? Jamais! Sou apenas um estudante de graduação em filosofia, não sei nada do mundo, nada da vida, nada de nada. Se eu pensar, serei atrevido.
Como vejo a filosofia em meu tempo? Sinceramente? Custa-me muito esforço encontrar qualquer coisa que tenha alguma semelhança com isso. Minha ignorância é culpada disso? Tomara que sim, pois seria uma péssima experiência dar-me conta, ao final de minha "busca pela sabedoria", que todos, na minha formação, enganaram-me e fizeram-me andar em círculos, para não colher qualquer fruto das desgastantes horas de leitura e de reflexão.
Coisas a se pensar sem culpa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matthias Grünewald e a "Crucifixão"

"Crucifixão", de Matthias Grünewald (1510 - 1515) Gostaria apenas de partilhar esta imagem da Paixão de Nosso Senhor. À direita vemos São João Batista apontando Jesus crucificado. Entre sua mão e sua cabeça está escrito em latim: "É necessário que Ele cresça, porém que eu diminua" - frase que o Batista disse, segundo a narração de São João, Apóstolo e Evangelista. Sob a mão indicadora de São João Batista, vemos o cordeiro abraçando uma cruz e jorrando sangue dentro do cálice. Esta é uma alusão clara ao sacrifício de Nosso Senhor,  Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo  e sua expressão sacramental na Santa Missa.  Porém, o mais impressionante desta pintura é a retratação da dor feita por Grünewald. As mãos retorcidas de Cristo é um detalhe impactante, pois expressam um intenso sofrimento. O rosto abatido de Jesus transparece a serenidade, mas também a exaustão após sofrer tantos suplícios. Gombrich, em seu livro "História da Arte", chega a

Por que assistir a "Arrival", de Denis Villeneuve?

     Minha intenção era escrever sobre este filme depois de ler o conto "História da sua vida", de Ted Chiang, no qual o roteiro se inspirou. Porém, após alguma meditação, decidi que seria melhor avaliar a obra cinematográfica do diretor Denis Villeneuve em seu próprio formato e realidade, já que provavelmente este é o produto com mais chances de difusão no Brasil. Para compôr este texto, evitei me apoiar em outras publicações da internet, o que não quer dizer que eu não tenha lido algumas. No geral, fiquei decepcionado com o tipo de recepção que o filme teve entre os interessados em cinema, pois a qualidade das análises, mesmo quando positivas, era muito superficial. A culpa deve ser minha, do meu apego aos símbolos e a quase completa ignorância dos aspectos técnicos. É verdade que "luz, câmera e ação" podem ser elementos fascinantes para críticos de cinema ou aspirantes à carreira na sétima arte, mas tenho minhas dúvidas sobre o que a técnica pode revelar sobre o

Intellectual production 2009-2017

T HIS IS MY PERSONAL BLOG, in which I publish some texts about books I am reading, movies I liked or any other suject of my interest. But for those who would like to know a bit more about my work as a philosopher, here I present some of the essays and papers I published. They are mostly in Portuguese for obvious reasons, but I promise there will be some in English and in other languages—help me God in this project. Enjoy the reading, and feel free to contact me, raising questions, making remarks or proposing new topics for philosophical reflection. Dissertation (Master Degree): MONTEIRO, M. H. G. The reality of the possibles according to Thomas Aquinas . Dissertation. Institute of Philosophy and Human Sciences, UNICAMP. Campinas, Brazil: 2014. 123 p.  Access: here . Chapter in Books: (1) MONTEIRO, M. H. G. The reception of contra Proclum in sixteenth century. In: ÉVORA, F. R. R.; MONTEIRO, M. H. G. (orgs.). Ancient Philosophy and its Reception in Early Modern Philosophy .